quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Metodologia da aula

Tema: Calor
Integrantes: Ana Laura da Cunha Pereira – aula

                   Júlia Oliveira R. Maia - blog 



Metodologia
Em uma aula com duração de 50 minutos,  a metodologia usada é fugir do cotidiano de dar uma aula expositiva. O inicio da aula sobre calor será explicando o que é a calorimetria, que é o ramo da física que se ocupa dos fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor, e vai ser dados exemplos.
 Depois usarei o retroprojetor para passar slides, irei explicar a diferença entre calor e temperatura, com suas respectivas unidades, mostrando exemplos. Irei fazer o uso de slides pois,
“O uso e a democratização do computador geraram uma série de novos desafios para os linguistas. A possibilidade oferecida pelo PowerPoint, de relacionar imagens, sons, textos e vídeos, representa um valioso instrumento para o processo de comunicação interpessoal” (MURANO, 2009).
 Logo depois, vou falar para os alunos  que o calor pode ser medido através de 3 escalas termométricas : Celsius, Fahrenheit e Kelvin. A conversão entre essas escalas pode ser feita pelas relações matemáticas que será mostrada na sala de aula. A partir disso, vou dar continuação na matéria, explicando a propagação de calor, o que é necessário para que ocorra, quais são os tipos e qual a importância disso dela.
 Depois, quando esses conceitos estiverem bem claros para os alunos, irei fazer duas pequenas experiências em sala de aula para reforça o ensinamento sobre a propagação de calor. Uma das experiências consiste na propagação de calor por condução, utilizarei um bom e um mal condutor de calor, um fio elétrico e um palito de madeira, respectivamente. Vou pingar gotas de velas nos espaçamentos constantes no fio e no palito. Em seguida irei aquecer uma das extremidades dos dois objetos, e com isso vai ser possível observar que com o fio elétrico as gotas vão derretendo conforme o fio vai aquecendo, ou seja, o calor vai se propagando no fio, e o mesmo não acontece com o palito de madeiro, pois a madeira não conduz calor tão bem quanto o metal.  A outra experiência consiste na propagação de calor por irradiação onde a ideia do experimento é mostrar que ela existe produzida por uma chama de vela, ao acender a vela, aproximando a mão na vela sente-se a o aumento da temperatura na mão. Vou fazer o uso de experiência dentro da sala de aula, pois:
“O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas,decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido” (QUEIROZ, 2004).
Concluindo a aula, entregarei uma folha de exercício para os alunos onde terá 15 exercícios, para que exercitam o que aprenderam.




Bibliografia
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm
http://educa.tubalivre.com/2010/05/especialista-afirma-que-alunos-acham.html
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia-sala-aula-568012.shtml
http://www.eca.usp.br/moran/vidsal.htm
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml
http://discutaproinfo.webnode.com.br/forum/impress/discussioncbm_233420/10/
http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf 

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